Captain's BountyAtualização
Compartilhe

Congresso do Ministério Público discute ações de equidade de gênero

Empreendedorismo é um dos temas abordados durante o evento promovido nesta quarta (14) e quinta-feira (15)
PorDa Redação
Captain's BountyAtualização
Compartilhe

O empreendedorismo feminino é tema fundamental no debate sobre a equidade de gênero e a busca dos direitos das mulheres, pois acelera essa transformação. A pauta foi levada pela coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, à primeira edição do Congresso Conamp Mulher, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), realizado no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), nesta quarta-feira (14), em Brasília.

A coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros (esq.), participa do evento do Congresso Conamp Mulher. Crédito: Erivelton Viana.

Segundo Renata Malheiros, “Quando uma mulher é dona do seu dinheiro, ela começa a ser dona da sua vida, das suas escolhas, consegue sair de um relacionamento abusivo, pode sonhar e realizar”, comentou. “Ministério Público, Sebrae e empreendedorismo têm tudo a ver porque é uma forma de chegar mais perto das pessoas, de acelerar o processo de mudança para uma sociedade mais justa e próspera”, completou a coordenadora do Sebrae Delas.

A palestra inaugural do evento foi realizada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia Antunes Rocha. Crédito: Erivelton Viana.

A palestra inaugural do evento foi realizada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia Antunes Rocha. Ela abordou a atuação do Sistema de Justiça Brasileiro voltada para a promoção da equidade de gênero. “Somos 213 milhões de seres humanos iguais e, ao mesmo tempo, somos únicos em direitos e dignidade. A construção de uma política que promova a equidade é uma luta de todos nós”, comentou a ministra.

Parceria

Para além do debate acerca da equidade entre homens e mulheres, a representante do Sebrae destacou ainda que o Ministério Público é um importante aliado junto aos municípios.

“Essa parceria com a Conamp é uma forma de nos aproximar das pequenas empresas via poder público e poder judiciário, por meio das prefeituras e municípios. Quando Sebrae e Ministério Público se reúnem, conseguimos acelerar o processo de implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) e a desburocratização e promoção da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples)”, explicou.

O evento Conamp Mulher, de natureza cultural, científica e social, tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre membros do Ministério Público brasileiro e representantes de diversos setores, visando ainda contribuir para ações institucionais e permitir maior integração entre o Ministério Público na temática da política de gênero.

Sebrae Delas

É um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. Isso porque, quando uma mulher empreende, ela gera emprego e renda, faz a economia girar e encoraja a participação de outras mulheres nos negócios.

  • Empreendedorismo Feminino
  • sebrae delas