montecarlosgames
Compartilhe

MEI investe no mercado da moda e estimula o empreendedorismo no interior do Piauí

Carla Naiana, da cidade de Ribeiro Gonçalves, conquistou a categoria Microempreendedora Individual (MEI) do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023
PorRedação
montecarlosgames
Compartilhe

Determinação e foco são qualidades que a microempreendedora individual (MEI) Carla Naiana de Menezes Mota teve para levar a sua empresa ao sucesso em quatro anos de trabalho duro. Depois de uma longa jornada longe da família, a mais de 1,5 mil quilômetros de distância, Carla decidiu largar um bom emprego em Goiânia para começar do zero em Ribeiro Gonçalves (PI). Em 2019, com apenas 10 camisetas no estoque e vendendo dentro do próprio quarto, ela começou a sua trajetória como empresária. Hoje é a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023.

É uma satisfação enorme. Olhar para minha trajetória lá no começo, iniciando o meu negócio com R$ 100 e 10 blusinhas, lembrar as dificuldades que enfrentei e ver aonde eu cheguei hoje é realmente gratificante. É um marco na minha vida pessoal e profissional. Quero que a minha história sirva de exemplo e inspiração para outras mulheres.

A proprietária da loja que leva o seu próprio nome já vislumbra abrir mais duas unidades em cidades em que hoje atende exclusivamente pela internet. Ela ainda aproveitou a oportunidade e abriu o primeiro brechó em um raio de 300 quilômetros da cidade. “Hoje está crescendo tanto que já estou sem local para colocar as peças. Atualmente, ele funciona no mesmo local da minha loja, em cômodos separados. É um sucesso na cidade”, explica Carla Naiana.

Além disso, uma vez ao mês, a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 na Categoria de Microempreendedora Individual (MEI) e influenciadora digital organiza uma feira de empreendedores em seu município, que movimenta cerca de R$ 25 mil a cada edição. “Nos reunimos na praça da cidade para vendermos nossos produtos. O projeto foi tão bem-sucedido que outras cidades vizinhas já copiaram a ideia”, diz.

Em sua trajetória, Carla Naiana ressalta que o apoio do Sebrae foi fundamental para chegar ao sucesso. “Esse apoio em relação ao desenvolvimento do negócio é muito importante. É uma orientação que temos gratuitamente e muita gente não aproveita. Quem acessa, consegue crescer”, afirma, ao lembrar que já fez diversos cursos, como de finanças, atendimento ao cliente, vendas, entre outros.

A empreendedora durante a cerimônia de premiação em Brasília. Foto: Erivelton Viana.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

As empreendedoras que venceram a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Negócios foram anunciadas no início de dezembro. A premiação tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras. Elas concorreram em três categorias: Pequenos negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI). Em 2023, mais de 4 mil mulheres se inscreveram – 37% a mais do que no ano anterior.