brazino777
Compartilhe

Sebrae vence o Oscar brasileiro das startups em duas categorias

Prêmio foi entregue nesta quinta-feira (23), em São Paulo. Em 2022, a instituição já havia vencido a disputa
PorRedação
brazino777
Compartilhe

O Sebrae é o melhor agente de fomento e a instituição de crescimento de startups do ano. Nesta quinta-feira (23), o reconhecimento foi concedido à entidade durante o Startup Awards 2023, premiação organizada pela ABStartups, que está na sua 11ª edição. Pelo segundo ano consecutivo o Sebrae vence a concorrência – em 2022, a instituição ganhou na categoria Corporate. A entrega das estatuetas ocorreu durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), em São Paulo.

O coordenador de Ecossistemas de Inovação e Startups do Nacional, Paulo Puppin, destaca a importância do prêmio. “Isso coroa um trabalho de nível nacional com a articulação de parceiros do ecossistema. É um trabalho muito grande para achar que o Sebrae pode fazer sozinho. Há alguns anos estamos definindo o nosso papel como uma agência de fomento e buscando parcerias para que uma startup tenha apoio necessário em toda sua jornada”, destacou.

“A inovação ainda é muito concentrada em algumas regiões no Brasil. Por exemplo, cerca de 80% das startups estão no eixo Sul-Sudeste, e nós, com projetos como Ecossistemas Locais de Inovação,Inova AmazôniaeStartup Nordeste, conseguimos pulverizar instrumentos de fomento e enxergar startups e inciativas incríveis em todo território nacional”, ressaltou Puppin. “O prêmio nos estimula a intensificar a nossa atuação para que possamos atingir o maior número de pessoas, sem esquecer ninguém, e sejamos mais eficientes nas nossas inciativas”, completou o coordenador de Ecossistemas de Inovação do Sebrae.

Alexandre Souza, coordenador do Sebrae Startups de Santa Catarina destaca que a atuação da entidade impacta positivamente o ecossistema de startups brasileiras. “Essa premiação é um reconhecimento da dedicação do Sebrae com empreendedores que buscam transformar e inovar no país, principalmente depois que a entidade lançou a plataforma Sebrae Startups, que tem como objetivo unificar e fortalecer todas as iniciativas focadas em ajudar as startups a crescerem”, diz Souza.

Prova disso é que instituições e negócios apoiados pelo Sebrae também estavam no top 3 do Startups Awards, como por exemplo, a Blindog, ganhadora da categoria startup revelação, que é do Rio Grande do Norte e recebe apoio do Sebrae Startups da região. Outro exemplo, é a startup do ano, Exact Sales, que participa continuamente de iniciativas do Sebrae de Santa Catarina, mentorando e apoiando startups. “O Sebrae é a única entidade que atua em todas as regiões do país e é uma das referências do empreendedorismo brasileiro, então, naturalmente, conseguimos dar mais visibilidade e reconhecimento às nossas startups parceiras. E a plataforma foi desenvolvida justamente para aumentar essa frente de atuação e agregar todas as iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para estimular o empreendedorismo inovador em todo o Brasil”, complementa o coordenador do Sebrae Startups.

A 11ª edição do Startup Awards foi promovida pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) em parceria com a empresa de tecnologia Blanko e premiou 14 categorias. A premiação foi dividida em três fases, a primeira realizada por meio de indicação popular e os 10 finalistas mais votados foram escolhidos. Já na segunda fase, a Academia Abstartups definiu os três finalistas e na terceira e última fase os membros da banca da Academia decidiram e anunciam os ganhadores de cada categoria.

  • Inova Amazônia
  • Sebrae Startup