ludijogosAtualização
Compartilhe

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece o trabalho dos municípios em favor dos pequenos negócios

A 12ª edição da iniciativa já está com inscrições abertas. Podem participar projetos municipais de Inclusão Produtiva, Compras Governamentais e Sustentabilidade & Meio Ambiente, entre outras
PorRedação
ludijogosAtualização
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), o mais importante reconhecimento ao trabalho das administrações municipais do país em favor da difusão do empreendedorismo. Nesta edição, o prêmio ganhou um novo nome, substituindo “prefeito” por “prefeitura”, com o objetivo de ser mais inclusivo e valorizar o trabalho de todos que fazem parte do Executivo local. Desde 2001, já foram inscritas no PSPE mais de 11 mil iniciativas, provenientes de todos os estados do país. Mais de mil práticas foram premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das burocracias municipais no que diz respeito à Agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios.

O objetivo do Sebrae com o prêmio é fomentar a transformação da sociedade por meio de histórias de inclusão e de inovação. Nesta edição, serão homenageados os trabalhos mais destacados em 10 categorias: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial.

“Queremos identificar, divulgar e difundir práticas bem-sucedidas da administração pública municipal que tenham contribuído para a criação ou o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas, além do desenvolvimento socioterritorial dos municípios brasileiros”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Etapas do Prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é composto por duas etapas. Na primeira, em nível Estadual, reconhece as melhores práticas com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023, alcançando as 27 unidades federativas. Já na etapa nacional, o prêmio é dedicado às melhores iniciativas dentre as vencedoras estaduais, em cada uma das categorias.

Um dos principais diferenciais do PSPE é o seu rigor técnico. O regulamento prevê a realização de visitas que atestam in loco a veracidade das informações descritas no formulário de inscrição dos municípios candidatos por meio de depoimentos de representantes das prefeituras e dos beneficiários das políticas públicas. Todas as prefeituras aprovadas na fase de pré-seleção devem passar – obrigatoriamente – pela fase de visita técnica.

Para mais informações, acesse a página do Prêmio.

  • municípios
  • Premio Sebrae Prefeitura Empreendedora
  • PSPE