lottolandAtualização
Compartilhe

Catalisagov: seleção vai escolher startups para participação na Semana de Inovação Pública

Evento será realizado em Brasília, de 7 a 9 de novembro. Inscrições estão abertas até 8 de outubro
PorRedação
lottolandAtualização
Compartilhe

Startups poderão apresentar soluções inovadoras para cerca de 2 mil gestores públicos e autoridades municipais, estaduais e federais de todo o país durante a Semana de Inovação Pública, que será realizada de 7 a 9 de novembro, em Brasília. Para isso, o Sebrae está selecionando, por meio do Programa Catalisagov, empresas que ofereçam produtos ou serviços nas áreas de educação, saúde, segurança, gestão pública, meio ambiente e desenvolvimento urbano e rural. As inscrições devem ser feitas até 8 de outubro.

Inscreva-seaqui.

O modelo de formulação e implementação das políticas públicas mudou nos últimos anos. A percepção das administrações é que o processo passou, por exigência da sociedade e das lideranças públicas, a ser dinâmico. A administração que busca manter a resolução de problemas públicos como um processo permanente precisa compreender as novas tendências e ajustar seus processos, em especial de compras.
Pedro Pessoa, analista e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas do Sebrae.

Serão 40 empresas selecionadas para as ações presenciais do Catalisagov na Semana de Inovação Pública, com espaços exclusivos durante o evento. Além disso, elas poderão participar de encontros de negócios com secretários, gestores públicos e outros empreendedores. Será o momento em que os representantes governamentais poderão apresentar os gargalos em seus municípios que precisam de soluções inovadoras.

“A inovação no setor público precisa conectar os desenvolvedores de soluções com os problemas públicos existentes e, dada a natural complexidade desse campo, é necessário expandir a análise dos problemas públicos para empreendedores capazes de gerar diferentes soluções. É importante observar que essa apresentação inversa está alinhada aos métodos previstos nos novos instrumentos de compra de inovação, uma vez que neles o gestor apresenta o problema e compra o esforço em desenvolvimento da solução, e não o produto pronto”, explica Rafael Castro, gestor do Catalisagov.

Aquelasstartups classificadas no edital mas não selecionadas para as ações presenciais poderão disponibilizar suas apresentações gravadas em formato de pitch em vitrine on-line, que será divulgada aos participantes interessados em implementar o processo de compras públicas de inovação. A seleção não cobrirá despesas de passagem, hospedagem, alimentação ou deslocamento.

Catalisagov

O Programa tem o objetivo verificar a adequação das soluções tecnológicas de empresas para os problemas que a administração pública encontra em sua gestão e no processo de contratação dessas startups.

Semana de Inovação

O evento está na sua nona edição e reúne os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É o maior encontro de inovação pública da América Latina e será realizado em formato gratuito e híbrido. Saiba mais em https://www.npu-lighting.com.

  • Catalisagov
  • Inovação
  • Semana de Inovação Pública
  • Startup